Dieta da proteína alimentos permitidos

Agora que você tem certeza que irá embarcar com tudo nessa dieta fantástica, a dieta da proteína, chegou um momento muito importante, eu diria fundamental, para o sucesso dessa empreitada. Ou seja, ter em mãos uma lista mais completa dos alimentos que podemos comer durante essa busca pelo emagrecimento. Confira agora a dieta da proteína alimentos permitidos!

Note que os alimentos que serão apresentados são aqueles para uma primeira fase da dieta, digamos a mais radical, onde cortamos radicalmente todo o tipo de carboidratos e privilegiamos apenas as proteínas, com tolerância para verduras, legumes e frutas com baixo valor de carboidratos.

Outro aspecto importante que devemos considerar aqui, ou seja relembrar o amigo leitor, é que a chamada primeira fase da dieta da proteína é essa mais radical, ou melhor, a fase dos quinze primeiros dias quando cortamos a zero os carboidratos. Depois, deve ter um intervalo de setenta e duas horas (três dias) para a segunda fase da dieta por outros quinze dias de maneira menos intensa. Mas se após esse segundo período a pessoa desejar continuar, consideramos melhor buscar o apoio de um médico nutricionista para uma avaliação mais precisa caso a caso.

Dieta da proteina alimentos permitidos

Alimentos permitidos na dieta da proteína (proteína animal)

Todos os alimentos que tem sua origem na carne animal são muito bem vindos à dieta da proteína e podem ser consumidos sem qualquer restrição e em qualquer quantidade (evitando obviamente o suprassumo dos exageros: como devorar aquela “gordurinha” da picanha do churrasco).

  1. a) Todos os tipos de carnes estão liberados: todos os cortes de carne bovina, todos os cortes das carnes frango, todos os cortes de carnes de porco e todos os cortes das carnes de aves.
  2. b) Todos os tipos de peixe e frutos do mar estão liberados, por isso coma à vontade: bacalhau, atum, lagosta, camarão, sardinha, cação, cavalinha, salmão, badejo, caranguejo, siri, lula, merluza, mexilhão, caviar, congro negro, ostra, etc.
  3. c) Todos os tipos de embutidos derivados das carnes: presunto, mortadela, salaminho, linguiça, calabresa, bacon, peito de peru, chester, tender, blanquet de peru, etc.
  4. d) Todos os tipos de ovos e suas variações: ovo cozido, frito, estrelado, mexido, quente, omelete, etc.
  5. e) Todos os subprodutos de origem animal: iogurte natural, gelatina, manteiga (de preferência a light), margarina (de preferência aquelas que contêm em sua formulação elevados índices de gordura poli-insaturada), queijo minas, queijos em geral, etc.

Alimentos permitidos na dieta da proteína (proteína vegetal)

Antes propriamente de entrarmos na lista dos alimentos permitidos na dieta da proteína quem tenham caráter vegetal, vale aqui desfazer um mito, principalmente para o brasileiro que tem atrelado a sua cultura popular o hábito diário do consumo do café.

O café pode ser consumido livremente de acordo com a dieta da proteína, contudo, evidentemente, o açúcar que não é bem vindo! Então recomendamos o seguinte procedimento: se você já esta acostumado a tomar café absolutamente sem açúcar, então o consumo dessa bebida (de origem vegetal) esta liberado, contudo, se você não consegue tomar café sem o uso do açúcar, então não beba nos primeiros quinze dias (a primeira fase da dieta mais radical), passe a beber moderadamente nos quinze dias suplementares (segunda fase).

O ideal é que aos pouco vá perdendo o hábito de colocar açúcar no café, quanto menos melhor!

Bem, dado esse recado fundamental e esclarecendo de uma vez por todas esse mito, continuemos!

Dos itens mais comuns utilizados por nós brasileiros diariamente os itens liberados são: abobrinha, pimenta, couve, pepino, tomate, todas as variações de alface, cebola, palmito, cenoura, berinjela, repolho, azeitona, azeite, espinafre e sal.

Dos itens não comuns (aqueles que não são utilizados quase que todos os dias) estão liberados: couve-flor, brócolis, pimentão, rabanete, nabo, jiló, cogumelo, agrião, rúcula, etc.

Frutas baixas em carboidratos

Frutas que podem ser consumidas por serem pobres em carboidratos, mas que devem ser ingeridas de forma moderada!

Muitas pessoas possuem ideia equivocada, geralmente gerada a partir dos conceitos propagados pelas dietas originárias da década de oitenta que o consumo de frutas é totalmente liberado porque é natural. E sabemos que não é bem assim!

As frutas são excelentes fontes nutritivas, contudo, elas devem ser consumidas de acordo com os nossos objetivos, pois algumas são gordurosas, outras são extremamente calóricas, enfim, precisam ser observadas antes de ingerirmos, pois podemos colocar tudo a perder!

Vale lembrar ainda que as frutas possuem carboidratos, então principalmente na primeira fase da dieta (nos primeiros quinze dias) evite aquelas com maiores taxas!

As melhores frutas que podemos consumir para potencializar os resultados dessa dieta são: morango, limão, melão, melancia, carambola, pêssego, a polpa do abacaxi, etc.

Já na segunda fase da dieta, que é aquela um pouco mais relaxada, sempre tenha em mente (além das já citadas acima) que o consumo de frutas bastante suculentas é bem vindo.

alimentos que nao se podem comer na dieta da proteina

Alimentos proibidos na dieta da proteína

Mesmo que estejamos a falar sobre os alimentos proibidos na dieta da proteica, é sempre bom frisar aqueles que são proibidos, evitando assim que façamos uso.

No caso das bebidas estão proibidas: Fanta, Coca-cola, guaraná, Dolly, Sprite e todos os refrigerantes sem exceção! Água de coco, cerveja, vinho whisky e até mesmo os inocentes sucos em caixinha.

Não coma nenhum tipo de cereais: arroz, pão, trigo, milho, etc.

Não coma frutas com índices elevados de carboidratos, tais como: caqui, coco, figo, ameixa, etc.

Boa parte dos tubérculos estão também proibidos, em especial na primeira fase da dieta, principalmente a batata inglesa, mandioca, aipim, beterraba, etc.

Por fim, nem pensar em: biscoitos de toda a sorte, mel, bolos, achocolatados, enlatados em geral (pois contém conservantes), etc.

Alimentos conjugados, o que são? São alimentos proibidos ou liberados?

Chamamos de alimentos conjugados aqueles que acabam se misturando e assim criam certa confusão na cabeça das pessoas!

Um bom exemplo é o quibe! Iguaria árabe deliciosa e que é vendida em qualquer padaria no Brasil! Contudo, mesmo que sua base seja carne moída, ele não deve ser consumido, pois em seu preparo foi utilizado farinha especial.

+ Consulte o Cardápio para a dieta da proteína

Considerações importantes

Apesar de ser uma dieta, essa tem uma enorme vantagem, pois você não precisa ficar sem comer! Alimente-se todos os dias bem, procurando seguir o melhor possível a listagem de alimentos permitidos que indicamos aqui! Lembre-se o que irá te fazer emagrecer é o baixo consumo de carboidratos e não abdicar de comer!

Agora que já sabes os alimentos permitidos na dieta da proteína, desejamos boa sorte no seu regime. Em caso de dúvida entre em contato ou deixe o seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

Leave A Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *